O Templo Lingyin é um templo budista da seita Chan, localizado a noroeste de Hangzhou, província de Zhejiang, China. O nome do templo é geralmente traduzido literalmente como Templo do Retiro da Alma. É um dos maiores e mais ricos templos budistas da China e contém numerosos pagodes e grutas budistas. Considerado um dos 10 mais famosos templos budistas da China. Ele está cheio de estátuas e entalhes detalhados. O templo está localizado aos pés da Montanha Lingyin, rodeado por árvores pitorescas.

Fundado em 326 A.C. pelo monge Hui Li, durante a Dinastia Jin do Leste. Hui Li se inspirou na natureza espiritual dos arredores para construir um local de adoração. O nome Lingyin significa “Refúgio da Alma”. A atmosfera espiritual pode ser sentida até hoje: os visitantes frequentemente comentam a energia dessa área do Lago do Oeste. No passado, o complexo abrangia 72 palácios e salões, e era o lar de 3.000 monges. Atualmente, o templo é menor, mas ainda há muito para ser visto.

Antes de entrar no templo, visite o Feilai Feng (Pico Flutuante), que fica próximo à entrada. Admire as centenas de estátuas budistas esculpidas no calcário. O nome Pico Flutuante vem da lenda de que a rocha estava originalmente na Índia, mas voou para Hangzhou durante a madrugada.

Ande até o Salão dos Reis Celestiais. Contemple as lindas estátuas dos quatro reis e aprecie o seu tamanho imenso. Veja a principal estátua do Buda Maitreya, o “monge do saco de pano”. Incline a cabeça para cima para ver o teto com pinturas de fênices e dragões girando acima da sua cabeça.

Texto: