Diz a tradição que Maria foi concebida sem pecado e teve como missão dar à luz ao Messias, chamado de Jesus . Como gratidão de Divina, ela foi elevada ao céu em corpo e alma pelos anjos. Este acontecimento foi chamado de Assunção, e em 1950 o Papa Pio XII proclamou como dogma da fé.

A palavra “Assunção” significa elevação. Aplicada a Nossa Senhora, significa que Maria foi elevada aos céus pelo poder de Deus, e não por seu próprio poder. Jesus, por sua vez, viveu a “Ascenção”, significando que Ele subiu ao céu por seu próprio poder. Maria foi “assunta”, ou seja, elevada. Jesus ascendeu, ou seja, subiu ao céu.

A proclamação da Assunção de Maria não é considerada muito antiga. Mesmo assim, a Assunção já era aceita pelos cristãos desde o tempo dos apóstolos. No século XIV, em Portugal, um fato notável aumentou a fé do povo na Nossa Senhora da Assunção. Dias antes da festa de Assunção de 1385, os castelhanos, com a intenção de tomarem o poder, realizaram uma invasão a Portugal para impedir que o Mestre de Avis, que viria a ser D. João I, fosse o sucessor do rei Dom Fernando, que teve uma morte prematura e não deixou um herdeiro para o trono. O reino invasor, desejando conquistar Portugal, já tinha atravessado a fronteira quando Dom João I implorou a proteção da Virgem Maria e prometeu construir um imponente templo em homenagem a Ela, caso os portugueses obtivessem sucesso na batalha. Nossa Senhora atendeu seus pedidos e Portugal foi salvo. Dom João I, demonstrando gratidão, mandou que todas as catedrais de Portugal fossem consagradas a Nossa Senhora da Assunção, ordenando também que fosse construído o convento da Batalha.

No Paraguai, a Catedral de NS de Assunção é a sede do bispado, desde 1547. A edificação atual, que iniciou em 1842, sucede outras construções. A sua construção foi concluída na década de 1860.

Em seu interior, três naves separadas por arcadas. A fachada em neoclássica exibe o escudo nacional paraguaio no frontão. No centro da Igreja, o retábulo com a imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira do Paraguai, rodeada por nichos com São Brás, São Pedro e São Paulo. O retábulo pertencia originalmente à igreja do convento franciscano de Assunção.

Texto:

AGUIAR, Múcio. NS de Asunción. Recife, 2021.