Grande parte dos chineses relembrar seus ancestrais e parentes falecidos no feriado Qingming (Brilho Puro, em tradução livre), que acontece anualmente no início de abril. Nesta data, os chineses costumam ir aos cemitérios para limpar os túmulos de entes queridos e depositar flores. Também é chamado de Dia da Varredura de Tumbas, pois limpar e arrumar as tumbas é um sinal de respeito. Muitos fazem oferendas na data, queimam incenso ou papel de joss (representando dinheiro).
História
Com mais de 2500 anos de tradição, o Festival Qingming possui uma história longa e complexa, que se iniciou na antiguidade chinesa com práticas comuns da sociedade agrícola.
Qingming (清明) é o quinto dos 24 termos solares do calendário solar chinês tradicional, marcando o início do clima quente da primavera e o início do trabalho agrícola. Ao longo da história, absorveu elementos de outros festivais e acabou se consolidando com duas conotações: a de alegria, pela chegada das flores da primavera; e a de luto, pela veneração aos ancestrais.
